Protesto

Caminhoneiros estão mobilizados em cinco municípios da Zona Sul

Categoria defende greve por tempo indeterminado para protestar contra novo aumento do óleo diesel, anunciado para esta terça-feira

Gabriel Huth -

A semana começa com mobilização dos caminhoneiros em diferentes pontos do país. Na Zona Sul, o protesto contra o novo aumento do óleo diesel - anunciado para esta terça-feira (22) - já gera pontos de concentração em cinco municípios: Pelotas, São Lourenço do Sul, Arroio Grande, Jaguarão e Turuçu. Até o final da manhã desta segunda-feira não havia bloqueios, com interrupção de vias - informa a Polícia Rodoviária Federal (PRF). A categoria promete manter o movimento por tempo indeterminado.

A convocação para a greve é feita pela Associação Brasileira dos Caminhoneiros (Abcam), que divulgou carta aos trabalhadores e pede manifestações pacíficas e sem interrupção de rodovias. Só na semana passada, foram cinco reajustes no preço do diesel, na sequência; fato que espalha indignação e, indiretamente, provocaria o sucateamento da frota.

"Não temos mais condições de rodar. Não sobra pra manutenção. Se o dinheiro tá curto, entre o rancho e o pneu, temos que alimentar a família", ressalta o caminhoneiro autônomo Lauro César Centeno Nunes, 57.
A estimativa da categoria indica que o custo da hora engole 74% do valor do frete, entre pedágio, combustível e os gastos com motorista. Os outros 26% seriam, portanto, insuficientes para cobrir os custos de vida e ainda sobrar para melhorias no veículo; garante o microempresário Paulo Renato Funari, 57. E, para dar credibilidade à afirmação, conta que só com óleo diesel passou a desembolsar em torno de R$ 12 mil a mais por mês, do ano passado para cá, para manter abastecidos os dois caminhões. "É a falência da categoria".

Movimento pode crescer
O Sindicato dos Caminhoneiros de Rio Grande (Sindicam) realizou assembleia local e aguarda pelos resultados da videoconferência que reunirá 12 sindicatos de todo o Estado com a Federação. "Somente depois disso é que vamos definir o formato e os locais de manifestação. O que sabemos é que não dá para ficar do jeito que está, com o diesel a R$ 4,00", indica o diretor do Sindicam, Flávio da Rosa.

Os pontos de concentração na Zona Sul
►Pelotas: Kms-61 e 66 da BR-392
►São Lourenço de Sul: Km-455 da BR-116
►Arroio Grande: Km-611 da BR-116
►Jaguarão: Km-654 da BR-116
►Turuçu: Km-482 da BR-116

-132674

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Caminhoneiros de Pelotas fazem protesto na BR-392 Anterior

Caminhoneiros de Pelotas fazem protesto na BR-392

Desconectados muito  abaixo da média do país Próximo

Desconectados muito abaixo da média do país

Deixe seu comentário